Saiba o que Mudou nos Requisitos de Desempenho Acústico da ABNT NBR 15575 Edificações Habitacionais

  • Home
  • Blog MMC Lab
  • Saiba o que Mudou nos Requisitos de Desempenho Acústico da ABNT NBR 15575 Edificações Habitacionais
Saiba o que Mudou nos Requisitos de Desempenho Acústico da ABNT NBR 15575 Edificações Habitacionais

Saiba o que Mudou nos Requisitos de Desempenho Acústico da ABNT NBR 15575 Edificações Habitacionais

Foi publicada no dia 14 de setembro de 2021 uma nova emenda de acústica para a NBR 15575. A emenda é obrigatória para empreendimentos residenciais em todo o Brasil e entra em vigor 180 dias após sua publicação, ou seja, para novos projetos residenciais a partir de 13 de março de 2022.

Dentre as principais mudanças, estão:

1. Classe de ruído

A Classe de ruído é definida em função do cálculo do nível de pressão sonora incidente nas futuras fachadas de dormitórios. As medições in loco e uso de simulações em software passam a ser formalizadas para essa classificação.

Acrescentou-se um método alternativo onde medições e simulações não são necessárias, desde que atendidas determinadas condições específicas no entorno do empreendimento.

2. Novos requisitos de desempenho

- Alteração do requisito de isolamento de ruído de impacto entre salas de unidades autônomas.

- Alteração do requisito de sistemas de piso de áreas de uso coletivo acima de unidades habitacionais autônomas. A nova emenda traz uma separação do requisito, fazendo distinção entre salas e dormitórios.

Em ambos os casos, não há requisito mínimo para salas, apenas de desempenho Intermediário ou Superior.

No caso de habitações como estúdios, lofts, quitinetes e similares, deve prevalecer o seu uso de maior sensibilidade e, portanto, o nível de desempenho mais restritivo deve ser atendido, tanto para pisos como Vedações Verticais internas e externas.

3. Atualização da redação

Houve uma revisão geral de terminologias adotadas e normas referenciadas foram atualizadas.

4. Valores de referência

Agora, para os valores de referência de isolamento para atendimento ao desempenho mínimo de sistemas construtivos há uma distinção de performance entre sistemas leves e pesados. Além de que ficou bem esclarecido que a utilização dos valores de referência deve ser cautelosa, caso a caso, sem desprezar os cálculos estimativos mais precisos definidos por normas ISO.

Leia mais ...

https://www.proacustica.org.br/noticias/releases/proacustica-participou-da-revisao-dos-requisitos-de-acustica-da-emenda-abnt-nbr-15575-edificacoes-habitacionais/


Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
Fale por WhatsApp