Avaliação de ruído em ambientes externos para atender a ABNT NBR 10151

Medição do Nível de pressão sonora ambiente em locais externos para avaliação Nível de Critério de Avaliação (NCA) de acordo com ABNT  NBR 10151: Acústica – Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade. Essa norma fixa as condições exigíveis para a avaliação do ruído em comunidades e o método de medição.

Avaliação de ruído em ambientes internos para atender a ABNT NBR 10152

Medição no Nível de pressão sonora em ambientes internos à edificações para determinar um nível representativo do ambiente e avaliar se estão de acordo com os valores de referência em função da finalidade de uso, descritos pela  ABNT NBR 10152: Níveis de pressão sonora em ambientes internos e edificações. Essa norma especifica a metodologia de medição.

Avaliação de ruído de equipamentos prediais para atender a ABNT NBR 10152

A metodologia de medição é especificada na norma ISO 16032 – Método de Engenharia – e está baseada medição dos níveis de pressão sonora equivalentes no interior da sala durante um ciclo completo de funcionamento do equipamento (definido no anexo B da ISO 16032). As medições são feitas em bandas de oitava na gama de frequências de 63 Hz a 8000 Hz. Os níveis medidos são corrigidos pelo ruído de fundo, que é medido logo após cada medição de funcionamento do equipamento. Após é feita a padronização dos resultados segundo as condições acústicas do recinto receptor (obtidas através do tempo de reverberação), e chega-se a valores únicos (LAeq,nT e LASmáx.,nT), que são os valores comparáveis com os níveis de desempenho da ABNT NBR 15575-6.

Fale Conosco

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt