Medição de ruído em ambientes externos para atender a ABNT NBR 10151

Atendimento à ABNT NBR 10151 – Acústica – Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas – Aplicação de uso geral.

A norma ABNT NBR 10151 é a norma utilizada como base para as leis municipais de ruído permitido nas áreas habitadas. A medição pode ser feita sempre que seja necessário caracterizar o ruído externo (como é o caso da Classe de Ruído segundo a ABNT NBR 15575 que se utiliza da ABNT NBR 10151) para comprovar o nível de ruído existente.

Medição de ruído em ambientes internos para atender a ABNT NBR 10152

Enquanto a ABNT NBR 15575 define níveis de desempenho dos sistemas construtivos do ponto de vista do isolamento acústico que proporcionam, a ABNT NBR 10152 define níveis de ruído admissíveis nos ambientes internos segundo sua natureza de uso (e não apenas para ambientes de edificações habitacionais).

A medição constata se os níveis atingidos com as soluções de sistemas construtivos adotadas atendem estes valores definidos na ABNT NBR 10152.

Medição de ruído de equipamentos prediais para atender a ABNT NBR 10152

A metodologia de medição é especificada na norma ISO 16032 – Método de Engenharia – e está baseada medição dos níveis de pressão sonora equivalentes no interior da sala durante um ciclo completo de funcionamento do equipamento (definido no anexo B da ISO 16032). As medições são feitas em bandas de oitava na gama de frequências de 63 Hz a 8000 Hz. Os níveis medidos são corrigidos pelo ruído de fundo, que é medido logo após cada medição de funcionamento do equipamento. Após é feita a padronização dos resultados segundo as condições acústicas do recinto receptor (obtidas através do tempo de reverberação), e chega-se a valores únicos (LAeq,nT e LASmáx.,nT), que são os valores comparáveis com os níveis de desempenho da ABNT NBR 15575.

Fale Conosco

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt